Flora

Flickr Stream

Bloqueio criativo: a kriptonita do criador de conteúdo

Se você é um criativo ou trabalha com um, esse texto é pra você!

Você já precisou criar algo e simplesmente suas boas ideias sumiram? Ou então aquelas que apareceram não lhe agradam e não servem para nada?

Isso é o que chamamos de bloqueio criativo. Como o próprio nome já diz, trata-se de algo que lhe impede de criar. Você fica como um Windows XP com a tela azul e até uma formiga carregando uma folhinha para o formigueiro se torna mais interessante do que o você realmente tem que fazer.

Não se sabe exatamente o motivo pelo qual este processo acontece. Ele simplesmente ele aparece e você não consegue mais criar. O fato é que isso é normal e todos nós já passamos por isso. Mas existe um grande problema em usarmos sempre isso como desculpa e nos tornarmos escravo de uma mente preguiçosa…

Existem várias coisas que cooperam para que o bloqueio criativo exista. Para algumas pessoas, por exemplo, a pressão pode atrapalhar, pois toda mente tem o seu próprio ritmo e sua própria forma de criar. E talvez alguém querendo fazer isso por você acabe criando uma grande barreira na fonte de boas ideias…

O tempo muitas vezes é inimigo de uma boa ideia. A pressa de querer algo bom não traz algo realmente bom. A primeira ideia quase nunca é a melhor ideia, mas ela pode ser bem lapidada.

Problemas pessoais acabam afetando diretamente sua capacidade de criar e dividir sua profissão com as coisas que acontecem com você nem sempre é tão simples. É difícil captar uma boa ideia quando somente problemas passam por sua cabeça.

Para fugir do famigerado bloqueio, não existe uma fórmula certa. Alguns procuram uma boa música; para outros a música pode piorar. Tem gente que procura referências em outras criações para se inspirar, enquanto que, para outros, isso acaba atrapalhando.

O segredo para se livrar de um bloqueio criativo é simplesmente pensar que ele não existe e entender o seu tempo de criação. É bem provável que você continuará bloqueado. Quando você se esquecer da dificuldade, simplesmente já pensou em milhares de maneiras de moldar aquilo de que você precisa.

É importante entendermos que tudo passa. Talvez hoje você possa estar completamente inspirado e suas ideias fluirão sem problema algum, mas amanhã pode ser que não, e o bloqueio criativo queira te fazer companhia. Na guerra entre boas ideias versus bloqueio criativo, o fato é que nenhum dos dois vence por esforço. Simplesmente quando você menos esperar um se sobressai sobre o outro…